resgate sua experiência

Como motivar a equipe a ter bons resultados e chegar na meta do ano?

blank

Você gerencia uma equipe e está preocupado em atingir as metas previstas para o ano? Percebe que o ano passou e as metas ainda parecem distantes?

Separamos um artigo para te ajudar a motivar o seu time para alcançar resultados positivos e conquistar os objetivos profissionais da empresa. 

Sabemos que todo começo de ano, as empresas traçam algumas metas para bater até dezembro. Muitas vezes há planos traçados para o semestre, bimestre ou mesmo a cada mês.

A questão é que pensamos que não dá para prever o desempenho da equipe de colaboradores (vamos te mostrar que é possível), assim como não controlamos as mudanças de mercado, a volatilidade de parcerias e aportes. 

Apesar das instabilidades, a meta é sempre crescer! Seja aumentar a receita anual, o valor de mercado, a cartela de clientes ou lançar novos produtos e investimentos.

Claro, que imprevisibilidades como o momento em que passamos com a pandemia da covid19 são difíceis de mensurar dentro da programação do ano. Mas se há algo dentro do controle da empresa, é olhar para dentro das pessoas que compõem a própria organização. 

Como está o desempenho dos seus colaboradores?! Tem as pessoas certas para chegar onde precisa? Como eles podem se sentir motivados a crescer junto com a empresa? É nisso que queremos te ajudar.

colaborador atingir metas

Como você tem definido as suas metas do ano?

Crescer absurdamente, dobrar, ou até triplicar o faturamento a cada ano é o sonho de todo executivo. Mas não é a realidade de grande parte das empresas. 

Por isso, claro, as metas precisam ser alcançáveis. E para isso é importante uma boa análise de mercado e das próprias condições da empresa.

Fazer uma análise Swot com a empresa é uma das formas de mapear forças, fraquezas, oportunidades, e ameaças. Importante sempre incluir um comparativo com a concorrência. 

Fundamental também estender a análise para o quadro de colaboradores. E aí perguntar, a equipe é capaz de atender a meta estipulada?

Lembrando sempre que não é porque ela não atingiu as metas no passado, que não atingirá esse ano. Para chegar nos resultados é preciso além de um quadro profissional capacitado, uma boa dose de estímulo. 

 E por mais que exista um discurso motivacional de atingir o inatingível, tornar o impossível possível… Metas inalcançáveis vão trazer uma equipe desmotivada e frustrada profissionalmente.

Por outro lado, se não há motivação profissional no ambiente de trabalho, nem as metas mais conservadoras serão atingidas. O que pode comprometer não só o crescimento da empresa, mas fechar o ano de forma negativa. 

A liderança é essencial não só para estipular as melhores metas, mas conseguir motivar a equipe para alcançar a meta do ano.

metas do ano empresa, alvo

Como motivar a equipe para chegar no resultado do ano?

Primeiro é importante conversar com cada colaborador envolvido para que a meta seja atingida. Questione o quanto ele consegue contribuir para chegar nos resultados. Motive o desempenho, mas escute o que é possível dele fazer. 

Depois é fundamental que todos participem não só da evolução do desempenho, com dashboards e métricas, mas que também sejam beneficiados diretamente pelas metas atingidas. 

Muitas grandes empresas implementam a remuneração PLR (Participação nos Lucros e Resultados), ou o PPR(Programa de Participação nos Lucros).

São boas estratégias para envolver a equipe nos resultados positivos da empresa, ambas podem ser direcionadas para metas individuais ou por setor

Mas vale ressaltar, que o programa exige muita organização, transparência e não é acessível para todas as empresas, principalmente de médio e pequeno porte. 

Outro ponto para ser destacado é que nem sempre mais dinheiro é a resolução para o colaborador. É preciso diversificar os estímulos e também investir em soluções humanizadas.

 E é por isso que nós acreditamos muito nas campanhas de incentivo com premiação por experiências para atingir as metas do ano. 

motivar colaboradores

Implemente uma campanha de incentivo com experiências 

A nossa recomendação é você investir em experiências corporativas que serão como prêmios pelas metas atingidas, projetos bem sucedidos, atitudes de valor, alto desempenho, ideias sugeridas e engajamento profissional!

Se você precisa de uma equipe motivada para chegar no resultado do ano, as premiações por experiência podem te ajudar. 

Você poderá reter e atrair talentos com um programa de premiação na empresa, irá incentivar uma cultura de inovação e de alto desempenho, além de promover o reconhecimento profissional, fundamental para a felicidade e saúde mental na empresa. 

premiação colaborador motivado

Como funciona a premiação por experiências?

O colaborador recebe pontos, que podem ser trocados por momentos inesquecíveis. Seja cuidar da própria saúde em um spa, uma hospedagem em um lugar incrível, almoço e jantar em restaurantes renomados. 

E até experiências únicas como mergulho, salto de paraquedas, voo de balão, pilotar uma Ferrari, entre muitas outras. 

São coisas que ele sempre sonhou em fazer, mas muitas vezes nunca se permitiu. Mas que com certeza, irá trazer muita felicidade para ele.

A vantagem das experiências é que além do reconhecimento gerado pela própria empresa, permite que o colaborador cuide da saúde, ou do lazer e viva momentos memoráveis ao lado de pessoas que ele ama. 

Outras formas legais que muitas empresas utilizam é a premiação por tempo de casa, em datas comemorativas de final de ano, dia do profissional, entre várias possibilidades

experiência premiação colaborador

Converse com a Immaginare Experiências

Uma forma criativa, única e que se adapta a necessidade de cada colaborador. A Immaginare é pioneira e líder quando o assunto é reconhecimento e incentivo. E mais de 15 anos de trabalho nos revelou o quanto isso faz a diferença nas empresas.

Estaremos felizes em atender a sua empresa! Entre em contato conosco pelo email ou whatsapp! 

Conheça o nosso trabalho!

Leave a Reply