resgate sua experiência

Saúde Mental nas Empresas – Os impactos da pandemia e soluções

blank

A saúde mental dos colaboradores dentro do mundo corporativo, com certeza, nunca antes foi tão pensada e debatida.

Se a preocupação estava em um crescente desde a década de 90 e cada vez mais presente nos dias atuais, a pandemia da covid19 veio para  colocar a saúde mental (e física) como prioridade para os gestores de RH.

E não é só porque as empresas precisam assumir uma responsabilidade social com seus empregados, os impactos da saúde mental para as despesas da corporação são muito altos também.

Um colaborador deprimido tende a acumular faltas, onera o plano de saúde, prejudica a sinergia da equipe e claro, afeta a produtividade.

Em muitos casos, o colaborador precisa ser afastado e substituído por outros. O que demanda novas contratações, ou sobrecarrega ainda mais as pessoas do mesmo departamento. E dependendo das condições de trabalho, deixa a empresa vulnerável também a processos trabalhistas.

saúde mental na empresa

Então como identificar problemas de saúde mental e promover ações para cuidar do corpo e da mente do nosso time? A sua empresa já está cuidando disso?

Quais ações você pode tomar? E como identificar se o problema é desmotivação ou algo mais sério relacionado à saúde mental?

Vem com a gente, que queremos te ajudar!

A saúde mental na sociedade

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) não há uma definição oficial para o conceito de saúde mental. Mas sabemos que os transtornos mentais estão intimamente ligados ao nosso desequilíbrio emocional.

A incapacidade de gerir emoções, lidar com as pressões, as condições de trabalho, as relações pessoais e profissionais. A saúde mental em boas condições é estar bem consigo mesmo e com os outros.

Ela está totalmente vinculada à nossa qualidade de vida. E é muito importante que as empresas estejam atentas para promover a saúde mental dentro da instituição. 

saúde mental depressão

O problema é bem sério. Segundo dados da OMS, baseados na Rais e Dieese, a saúde mental está entre os principais motivos de afastamento do trabalho no Brasil.

Dentre eles, a depressão é o principal motivo de afastamento relacionado à saúde mental, que geralmente já está bem agravada quando o colaborador não consegue mais cumprir com o trabalho. 

O transtorno de ansiedade, todavia, é o mais presente na população. 63% dos trabalhadores relataram possuir algum problema/dificuldade relacionada à ansiedade.

O estresse também atinge muitas pessoas, principalmente para as que ocupam cargos de grande responsabilidade

E a Síndrome de Burnout também preocupa, quando há o esgotamento mental e o trabalho fica impossibilitado de ser realizado. Estima-se que 40% das pessoas já tenham tido ao menos um episódio durante a vida profissional. 

síndrome de burnout - saúde mental

Principais causas de problemas de saúde mental dos colaboradores

Problemas de saúde mental nas empresas podem ser causados por diversos motivos, por isso a importância de se investigar e prevenir antes que comprometam todo o ecossistema de negócios.

Claro, que dentre os principais motivos, também encontram-se problemas pessoais, que envolvem relacionamentos conjugais e familiares, mudanças, mortes e divórcios.

Mas o trabalho é também um dos principais pilares para a saúde mental. Por isso, antes de tudo é importante avaliar se a sua empresa tem algum desses elementos dentro da cultura organizacional:

  • Rotinas desgastantes
  • Assédio psicológico e moral
  • Jornadas de trabalho exaustivas
  • Falta de incentivo e reconhecimento
  • Lideranças autocráticas
  • Exigências contraditórias
  • Falta de clareza no contrato de trabalho
  • Relações profissionais tóxicas e abusivas
  • Competição interna
  • Relações interpessoais por conveniência
  • Comunicação ineficiente e sem empatia
  • Cultura organizacional da culpa
  • Ameaças financeiras e de desemprego

Caso positivo, é importante repensar e estruturar como cada questão pode ser resolvida. Sabemos que muitas empresas têm culturas hierárquicas bem verticais, e que mesmo os profissionais de RH também são incapazes de transformá-las.

Mas fazer diagnósticos como esse são essenciais para a resolução de problemas relacionados à saúde mental. 

meditação mindfulness saúde mental

Uma sondagem europeia sobre saúde mental, conduzida pela OSHA Europeia, mapeou causas comuns para o estresse relacionado ao trabalho. Dentre eles, destacaram-se:

  • a reorganização do trabalho ou a insegurança laboral (72%);
  • os extensos horários de trabalho ou o volume de trabalho excessivo (66%);
  • a intimidação (bullying) ou o assédio no trabalho (59%).

Cerca de 40% dos entrevistados relataram que essas questões de estresse e saúde mental não são devidamente abordadas dentro do local de trabalho.

A saúde mental na pandemia

saúde mental pandemia

É dito que a pandemia de covid19 também agravou outra pandemia que vem crescendo nas últimas décadas, o estresse, a ansiedade, a depressão… Todos os problemas relacionados à saúde mental.

Em 2020, segundo dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, houve aumento de 26% nos pedidos de auxílio-doença e concessões de aposentadoria por invalidez decorrentes de problemas de saúde mental.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Dom Cabral (FDC) e Talenses Group, revelou que em 2020 a saúde mental de 73,8% dos 573 profissionais entrevistados foi afetada.

Para as mulheres, a pandemia prejudicou mentalmente 80,92% delas. Os dados são alarmantes também para as gerações mais novas, como a geração Z (nascidos a partir da década de 90), 80,65% disseram ter sido afetados.

Se antes estava ficando de lado, a questão da saúde mental ficou em evidência. Outro duro aprendizado que veio junto com a pandemia.

saúde mental organizar a mente

Por isso, cuidar da também da mente já é fundamental e meta para qualquer empresa que pensa na sustentabilidade do negócio e quer ver a produtividade melhorar. E claro, cuidar do bem-estar e felicidade dos colaboradores. O bem mais precioso de qualquer negócio.

Como implementar um programa de Saúde Mental na empresa?

Hoje é importante que toda empresa crie um programa de saúde mental. Por isso, vamos destacar alguns passos e ideias que podem te ajudar a avaliar.

A conscientização sempre é o primeiro passo. Criar um ambiente propício para que o tema seja não só abordado, mas discutido com os colaboradores. 

Criar palestras, workshops e materiais visuais para informar e alertar sobre o problema já é um bom começo. 

programa de saúde mental na empresa

Depois é importante que existam canais onde o colaborador possa partilhar suas questões emocionais. 

Oferecer profissionais capacitados para a escuta e estruturar a comunicação dos colaboradores com a empresa também é muito importante.

Reavaliar as condições de trabalho para que cada colaborador se sinta confortável em suas atividades. O home office e flexibilidades semanais têm sido algumas soluções utilizadas por muitas empresas. 

Já pensou em oferecer psicoterapia como benefício para os colaboradores da empresa? A prática cresceu bastante com a pandemia e, felizmente, veio para ficar. Muitas pessoas, mesmo em crises, têm preconceito ainda com psicoterapia ou não querem gastar com a saúde mental. Quando é um benefício da empresa, a situação fica muito mais facilitada.

Outras práticas que têm ajudado muitas organizações são o mindfulness (práticas de meditação), grupos de atividades físicas como ginástica laboral ou esportes fora do expediente. 

Além disso, realizar eventos externos de interação social. Importante para promover a socialização fora do ambiente de trabalho. 

Ações sociais promovidas pela empresa, que envolvam os colaboradores são comprovadamente alternativas para melhorar a satisfação com o trabalho também.

psicoterapia na empresa promoção de saúde mental

Os seus colaboradores são reconhecidos?

Paralelamente à saúde mental é importante avaliar se dentro da sua empresa os colaboradores estão engajados com o trabalho.

Está provado que o colaborador reconhecido é muito mais feliz e produtivo. Por isso, investir em ações de reconhecimento são importantes para cuidar dos colaboradores da empresa.

A Immaginare é pioneira e líder quando o assunto é reconhecimento e incentivo. E mais de 15 anos de trabalho nos revelou o quanto isso faz a diferença na vida das pessoas e também das empresas.

O reconhecimento pode vir não só pelas metas atingidas e projetos bem sucedidos, mas também por atitudes de valor, ideias sugeridas e envolvimento com a equipe.

Além de aumentar o engajamento e produtividade no trabalho, também proporciona a retenção de talentos e um ambiente propício para inovação.

Tudo isso pode vir em forma de bonificações, homenagens e aquilo que nós da Immaginare valorizamos especialmente, a premiação com experiências. 

Que tal mais do que cuidar da saúde mental, também gerar felicidade na sua empresa? Converse conosco!

Entre em contato pelo email ou whatsapp! 

Conheça o nosso trabalho!

Leave a Reply