resgate sua experiência

Felicidade no Trabalho. O que é e como promover na sua empresa?

blank

É possível ter felicidade no trabalho? Como encontrá-la? E o que as empresas podem fazer para promovê-la? Vamos compartilhar aqui com você.

Certamente que a felicidade é o objetivo central de todo ser humano. Independente de como cada um se relaciona com esse estado de realização e a diversidade de formas de conquistá-lo.

De forma geral, assim como passamos 8 horas dormindo, passamos também 8 horas trabalhando. O nosso ofício ocupa um papel central em nossas vidas, não seria ele então um dos grandes pilares para a felicidade? 

Essa é uma longa questão da humanidade, que envolve filósofos, economistas, religiosos, psicólogos e todos os profissionais de RH. 

Você já ouviu aquela famosa frase, atribuída ao sábio chinês Confúcio e reproduzida por livros e coachs de autoajuda: “Trabalhe com o que você ama e nunca terá que trabalhar um dia na sua vida”

Claro, ter um trabalho prazeroso, estar realizado em sua vocação é fundamental. Mas tanto o trabalho, quanto a felicidade tem outros pormenores importantes para se investigar. 

Dito isso, vamos investigar a relação da felicidade com o trabalho, o que as pesquisas nos mostram e principalmente qual o papel das empresas na felicidade.

E já adianto para você, pessoas que trabalham felizes são muito mais produtivas, o que beneficia não só a realização profissional, mas toda a empresa envolvida.

O que é a Felicidade?

blank

Definir o que é felicidade é tão diverso quanto associá-la ao trabalho. Ao longo da história passamos por várias concepções diferentes do que é a felicidade.

Mais recentemente, a psicologia positiva surgiu para trabalhar com a sanidade mental, a felicidade e o bem estar. Onde ser feliz está intimamente relacionado às emoções positivas, as atividades, relacionamentos e hábitos que nos levam a esse estado. E principalmente o sentido que damos para tudo isso. 

Indo nessa linha, nós da Immaginare confiamos muito que a felicidade está nas experiências que vivemos. Realizando pequenos sonhos, vivendo experiências novas, momentos inesquecíveis e cercado de pessoas que amamos.

Nic Marks, um dos maiores especialistas em felicidade do mundo, CEO e fundador da Happiness Works, afirma: “Felicidade é uma abreviação de uma ótima experiência”

 “É uma palavra emocional que usamos para resumir a qualidade das experiências em nosso trabalho diário – essencialmente, se estamos nos sentindo bem e trabalhando bem.” 

Não seria o caminho para a felicidade buscar ótimas experiências na vida?!

Felicidade no trabalho, é possível?

É necessário percebermos as grandes mudanças que passamos nos últimos anos em relação às formas de trabalho. 

Algumas décadas atrás, para a grande maioria das pessoas, o trabalho era só uma fonte de renda estável para sustentar uma família. E era comum as pessoas passarem toda a carreira até a aposentadoria no mesmo ofício, muitas vezes trabalhando a vida inteira em uma única empresa.

O curso superior era garantia de uma remuneração melhor, onde buscava-se principalmente medicina, engenharia, direito e administração.  O concurso público também era o desejo de muitos para ter um trabalho estável.

Hoje, temos modelos de trabalho bem diferentes. Estamos aprendendo juntos sobre o home office, contratos mais flexíveis e alta rotatividade de colaboradores nas empresas.

blank

 E a realização profissional é cada vez mais uma necessidade para o indivíduo. As pessoas realmente estão buscando carreiras que elas gostam e que façam sentido para elas.. 

Diversidade não falta, hoje o Ministério do Trabalho contabiliza no Brasil 2 422 ocupações diferentes. E já existem mais de 100 opções de tipos de cursos de graduação em nosso país.

E apesar da possibilidade de escolha ser grande, uma pesquisa do Observatório Universitário revelou que 53% dos formados não trabalham em áreas correlacionadas com a formação universitária. 

Todavia, as pessoas estão muito mais conectadas com a realização e satisfação no ambiente de trabalho. O plano de carreira está cada vez mais claro nas empresas. Assim como a necessidade de proporcionar bem-estar aos colaboradores.

Logo, a realização profissional por mais que esteja cada vez mais almejada, está cada vez mais disponível para todo o ser humano que a busque. Por mais que a sociedade ainda seja tão desigual e isso reflita nas oportunidades de cada um. 

Ainda são poucas empresas que valorizam e colhem o benefício de proporcionar felicidade para toda equipe no ambiente profissional. Mas a tendência é que isso só vá crescer nos próximos anos.

blank

Trabalhar feliz faz a diferença?

Pode parecer bem óbvio, mas a Harvard Business Review, em parceria com The Energy Project fez um levantamento com cerca de 12 mil executivos de diferentes empresas nos EUA. 

Descobriu que aqueles que enxergam um propósito em sua carreira, trabalham com 1,7 vezes mais satisfação e são 1,4 vezes mais engajados. Com isso, tem três vezes mais chance de permanecer no emprego atual. 

Outra pesquisa mais recente da Harvard Shawn Achor, descobriu que nove entre dez pessoas estariam dispostas a trocar uma porcentagem do salário por um trabalho com mais propósito.

Quais fatores influenciam na felicidade no trabalho?

Um trabalho feliz é aquele que tem entusiasmo, interesse e contentamento. As pessoas precisam sentir que vale a pena o esforço investido na área profissional. 

blank

Reconhecimento é a chave para um trabalho feliz

Dependendo do trabalho, o reconhecimento pode vir de forma social, mas na grande maioria das vezes ele precisa vir dos colegas e principalmente dos gestores da empresa.

Claro que parabenizar, expressar isso em palavras é fundamental, mas um plano de carreira estruturado, campanhas de incentivo, homenagens e premiações são muito importantes. 

O ser humano é totalmente social, o reconhecimento compartilhado é muito mais satisfatório do que somente um aumento de salário. 

Equilíbrio entre a vida profissional e pessoal

Uma das coisas que todos nós estamos aprendendo enquanto sociedade é equilibrar as responsabilidades de trabalho com o cuidado pessoal e a dedicação à família.

Por mais gratificante que o trabalho seja, se a saúde, as relações familiares, o descanso e o lazer não estiverem sendo cuidados, é impossível manter-se feliz.

Deixo essa pergunta para os gestores das empresas… Os seus colaboradores estão conseguindo ter experiências felizes fora do ambiente de trabalho?

blank

Os valores da empresa

Quais valores a sua empresa promove? Isso é fundamental para que cada indivíduo sinta-se identificado com o trabalho. 

É fato que as pessoas trabalham com muito mais entusiasmo sabendo que a empresa tem valores similares aos pessoais.

Isso inclui não só a cultura interna da empresa e como ela se relaciona com o modelo de trabalho, mas também os impactos sociais, ambientais e econômicos que ela proporciona.  

O papel das empresas. Como promover a felicidade para os colaboradores?

Uma pesquisa realizada pela Robert Half, empresa referência em recrutamento especializado, mostrou que em uma escala de 0 a 100, a pontuação média de satisfação no trabalho gira em torno de 70.

O grande desafio foram as empresas com mais de 10 mil membros na equipe, que pontuaram abaixo dessa média. Enquanto as pequenas e médias pontuaram acima de 70. 

O cenário não é dos mais terríveis, mas evidencia a necessidade das grandes empresas estarem sempre atentas e incentivando a felicidade para os colaboradores. 

Sua empresa realiza campanhas de reconhecimento?

A Immaginare é pioneira e líder quando o assunto é reconhecimento e incentivo. E mais de 15 anos de trabalho nos revelou o quanto isso faz a diferença nas empresas.

O reconhecimento pode vir não só pelas metas atingidas e projetos bem sucedidos, mas também por atitudes de valor, ideias sugeridas, envolvimento com a equipe.

Além de aumentar o engajamento e produtividade no trabalho, também proporciona a retenção de talentos e um ambiente propício para inovação.

Tudo isso pode vir em forma de bonificações, homenagens e aquilo que nós da Immaginare valorizamos especialmente, a premiação com experiências. 

blank

O colaborador recebe pontos, que podem ser trocados por momentos inesquecíveis. Seja cuidar da própria saúde em um spa, uma hospedagem em um lugar incrível, almoço e jantar em restaurantes renomados. 

E até experiências únicas como mergulho, salto de paraquedas, voo de balão, pilotar uma Ferrari, entre muitas outras. 

A vantagem das experiências é que além do reconhecimento gerado pela própria empresa, permite que o colaborador cuide da saúde, ou do lazer e viva momentos memoráveis ao lado de pessoas que ele ama. 

Outras formas legais que muitas empresas utilizam é a premiação por tempo de casa, em datas comemorativas de final de ano, dia do profissional, entre várias possibilidades…

blank

Colaborador reconhecido é mais feliz e produtivo!

E se você quer mais um motivo para promover a felicidade no trabalho, está provado que o colaborador reconhecido é muito mais feliz e produtivo.

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia provou que colaboradores felizes são 31% mais produtivos.

Na área de vendas, o reconhecimento gera 37% mais desempenho. O que faz uma grande diferença para o faturamento de qualquer empresa.

E se a empresa é da área criativa, o reconhecimento gerou 3 vezes mais criatividade nos projetos. Outros benefícios encontrados foram o melhor atendimento ao cliente e a redução do desperdícios de recursos.

Isso está cada vez mais acentuado com as novas gerações. Enquanto os baby boomers motivaram-se apenas com a possibilidade do crescimento na carreira, as gerações X e principalmente Y precisam de reconhecimento constante em seus trabalhos. 

Os mais velhos costumam até rotulá-los como mimados, mas a verdade é o trabalho hoje só faz sentido se for valorizado. 

blank

Vamos promover a felicidade no trabalho?

Está bem claro, o quanto é importante investir no capital humano, não só pelo faturamento da empresa. Mas principalmente como missão de poder tornar a vida de mais pessoas feliz.

Essa é a missão da Immaginare! Procuramos parceiros que possam atuar com a gente dentro das empresas com campanhas de reconhecimento e premiações com experiências. 

 Vamos juntos gerar mais felicidade?

Entre em contato conosco pelo email ou whatsapp! 

Conheça o nosso trabalho!

Leave a Reply