resgate sua experiência

4 benefícios ao aplicar o reconhecimento profissional na empresa

blank

Sua empresa aplica o reconhecimento profissional? Todo mundo quer se sentir útil na vida. Ser reconhecido pelo que faz e motivado a continuar levantando todos os dias para o trabalho. E por que essa ainda não é a realidade da maior parte das pessoas?

Simplesmente porque ainda há muitas empresas que não implementaram a cultura do reconhecimento profissional de forma eficiente.

O mais importante é que o reconhecimento profissional, além de ir de encontro com a humanização, a felicidade e satisfação do colaborador, gera benefícios surpreendentes para a empresa.

Por que não valorizar e estimular comportamentos que fazem a empresa crescer e trazer mais resultados

Separamos 4 benefícios básicos que a sua empresa conquista ao aplicar um modelo funcional de reconhecimento profissional. 

E você pode aplicar na sua empresa, independente do porte dela. O custo é muito baixo e os resultados com certeza compensam o investimento

blank

O que é o reconhecimento profissional?

Como demonstrar para um colaborador que ele está indo no caminho certo?! Como incentivar o crescimento, a produtividade e os resultados positivos? 

A resposta é o Reconhecimento Profissional! 

A maneira mais simples e direta de motivar um colaborador. Isso pode se dar de várias formas, as mais comuns são os elogios a toda equipe e os seus líderes, aumento de salário, promoção de cargos.

E há formas inovadoras, como implementar um programa de experiências, o que vai muito além do dinheiro e com certeza gera felicidade. Vamos falar disso ao final.

Recebendo um retorno positivo, o colaborador sabe que está desempenhando um bom papel na empresa, sente-se útil na instituição e acaba vestindo ainda mais a camisa, porque sabe que é parte dela.

blank

4 benefícios do reconhecimento profissional na empresa

Uma pesquisa da Universidade da Califórnia provou que colaboradores reconhecidos são 31% mais produtivos.

Na área de vendas, o reconhecimento gera 37% mais desempenho. O que faz uma grande diferença para o faturamento de qualquer empresa.

E se a empresa é da área criativa, o reconhecimento gerou 3 vezes mais criatividade nos projetos. Outros benefícios encontrados foram o melhor atendimento ao cliente e a redução do desperdícios de recursos.

Destacamos aqui 4 benefícios imediatos e gerais que a sua empresa vai perceber logo ao implementar o reconhecimento na rotina:

Motivação no trabalho

Quando temos metas claras, bem objetivas e sabemos que ao atingi-las seremos recompensados, fica muito mais fácil a motivação, não acha?

O engajamento melhora quando sabemos que seremos reconhecidos por todo o esforço demandado. Por melhor que seja o salário, ninguém quer dedicar seu tempo para algo que não é valorizado. 

Demonstrar que a empresa confia em cada ser humano que se envolve e se dedica por ela, faz com que o desempenho pessoal melhore e consequentemente as equipes irão estar mais motivadas em busca de resultados.

blank

Retenção de talentos 

Quem está à frente do RH das empresas sabe que mais desafiador do que selecionar profissionais talentosos e comprometidos com o trabalho, é também mantê-los na empresa.

Principalmente quando são profissionais criativos e dinâmicos, que precisam constantemente de estímulos, desafios e recompensas por seus esforços.

O destino comum de muitos talentos é receberem propostas melhores(ou até ganhar menos, mas com maior perspectiva de crescimento) e muitos podem abrir o seu próprio negócio. 

Quando existe o reconhecimento profissional adequado ao que o colaborador gera de resultados para a empresa, assim como oportunidades de crescimento, fica muito mais fácil estreitar os laços dos talentos com a empresa. E claro, retê-lo.

Aumento da produtividade

Reconhecimento profissional impacta diretamente no lucro da empresa. Isso porque, o colaborador valorizado vai querer continuar desempenhando seu trabalho com eficiência.

Não por medo de ser punido ou algo do tipo, mas principalmente porque ele é recompensado pela energia que demanda e o tempo dedicado.

Qualquer pessoa, quando reconhecida, tem estímulo para produzir resultados cada vez melhores e trabalhar com excelência.

blank

Cultura da inovação

Esse é um benefício que só aparece para empresas receptivas para inovar, crescer e revisar suas formas de atuação.

Muitas ainda têm formas sistemáticas de agir e deixam poucos espaços para ideias novas ou metodologias diferentes das mesmas já utilizadas pelos líderes.

Todavia, a empresa que está sempre aberta para ouvir ideias novas, discutir, testar e validá-las tem um desempenho totalmente diferente. 

Quando essas empresas reconhecem e incentivam sugestão de ideias e recompensam a equipe por encontrar soluções novas, o cenário fica muito favorável.

A cultura de inovação estará presente na empresa, e todo colaborador sabe que pode propor novas ideias. Ele estará muito mais propenso a expressar porque sabe que pode ser recompensado quando tiver uma ideia na cabeça.

Agora imagine uma empresa que não incentiva novas ideias, não recompensa e não escuta os seus colaboradores? Quantas boas ideias ela não pode deixar de ouvir?! 

No fim, sabemos que as empresas que crescem e se mantêm no mercado são aquelas que estão disponíveis para inovar sempre.

blank

Como aplicar o reconhecimento na empresa?

Simplesmente comece com elogios. Fácil e gratuito. Esqueça aquela história do “não fez mais do que a obrigação”. Ou achar que o salário e a manutenção do emprego já é suficiente.

Parabenizar um trabalho de forma autêntica, seja presencialmente, por email ou mesmo reconhecendo frente a toda equipe é o melhor a se fazer. 

Isso deve ser constante. Elogiar e dar espaço para escutar os colaboradores. Sabemos que as gerações mais novas, cada vez mais, precisam desse tipo de feedback

Bonificações financeiras, aumento de salário e promoções de cargos são outras formas usuais e básicas das empresas. Que caso não tenha, pode gerar desmotivação e falta de perspectiva profissional aos colaboradores.

Por isso, construa e compartilhe um plano de carreira com os colaboradores. 

blank

Experiências corporativas como aliadas do reconhecimento profissional

Muito mais do que dinheiro, as pessoas buscam boas experiências para viver feliz. Afinal, é isso que faz a vida valer a pena.

Imagina investir em experiências corporativas que serão como prêmios pelas metas atingidas, projetos bem sucedidos, atitudes de valor, alto desempenho, ideias sugeridas e engajamento profissional?! 

O colaborador recebe pontos, que podem ser trocados por momentos inesquecíveis. Seja cuidar da própria saúde em um spa, uma hospedagem em um lugar incrível, almoço e jantar em restaurantes renomados. 

E até experiências únicas como mergulho, salto de paraquedas, voo de balão, pilotar uma Ferrari, entre muitas outras. 

São coisas que ele sempre sonhou em fazer, mas muitas vezes nunca se permitiu. Mas que com certeza, irá trazer muita felicidade para ele.

blank

A vantagem das experiências é que além do reconhecimento gerado pela própria empresa, permite que o colaborador cuide da saúde, ou do lazer e viva momentos memoráveis ao lado de pessoas que ele ama. 

Outras formas legais que muitas empresas utilizam é a premiação por tempo de casa, em datas comemorativas de final de ano, dia do profissional, entre várias possibilidades…

Uma forma criativa, única e que se adapta a necessidade de cada colaborador. A Immaginare é pioneira e líder quando o assunto é reconhecimento e incentivo. E mais de 15 anos de trabalho nos revelou o quanto isso faz a diferença nas empresas.

Estaremos felizes em atender a sua empresa! Entre em contato conosco pelo email ou whatsapp! 

Conheça o nosso trabalho!

Leave a Reply