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Campanha de Vendas – Exemplos e Como Fazer Internamente na Empresa

Já falamos por aqui como presentear um colaborador pelo tempo de casa e como incentivar a equipe a chegar na meta do ano.

Dessa vez, vamos falar especialmente sobre o setor comercial. Como implementar uma campanha de venda de sucesso e recompensar os colaboradores.

Por que aplicar uma campanha de vendas?

As vendas representam o faturamento da empresa. Seja na prestação de serviço ou comercialização direta de produtos, o sucesso do trabalho comercial determina todo o crescimento da organização e o lucro ao final do ano. 

Por isso, não é incomum os vendedores ganharem comissão, bonificação, benefícios e premiações como forma de incentivo para as vendas realizadas. 

Como a sua empresa engaja e estimula a equipe de vendas a bater as metas? Separamos algumas dicas fundamentais, além de exemplos e como estruturar uma campanha de sucesso.

Exemplos de Campanha de Vendas

As campanhas de vendas podem ser aplicadas em diversos tipos de contextos e momentos da empresa. E são válidas também para momentos de mudanças ou novidades nos produtos e serviços. 

São recomendadas para sanar necessidades comerciais desafiadoras, ou mesmo para conseguir bater as metas fundamentais para o bom crescimento da empresa.. 

Confira alguns exemplos de campanhas de vendas:

  • Aumentar a venda de produtos específicos
  • Aumentar o volume geral de vendas
  • Melhorar as vendas em determinadas regiões
  • Melhorar a taxa de conversão de leads em clientes
  • Aumentar o valor dos produtos e serviços
  • Aumentar o ticket médio do cliente
  • Vender novos produtos ou serviços
  • Liquidação de produtos e serviços
  • Melhorar o atendimento ao cliente
  • FIdelizar o cliente e melhorar o pós-venda

Você tem alguma ideia de necessidade para uma campanha de venda que não se enquadra dentro das que listamos acima? Comente conosco, porque as possibilidades são muitas.

A criatividade e a inovação são sempre os pontos chaves para o sucesso de qualquer ação que promovemos. Conseguir aliar o engajamento dos colaboradores com as necessidades comerciais da empresa.

Como fazer uma campanha de vendas?

Para tornar tudo mais prático, montamos um passo-a-passo para você seguir na hora de planejar a sua campanha de vendas. 

1 – Defina as metas de vendas

O primeiro passo é saber da necessidade comercial da empresa. Quais são os objetivos, os pontos de melhoria, o foco para o crescimento e maior lucratividade da companhia. 

Feito isso, é importante estipular metas claras, que podem ser conquistadas pela equipe de vendas, consultores e até mesmo o setor de atendimento ao cliente. 

2- Defina a premiação e regras da campanha

Com as metas da empresa traçadas, é hora de colocá-las em prática. Para isso, é importante alinhar todas as regras. 

Como será realizada a campanha? Vai distribuir pontos como recompensa por cada ação. Quais etapas serão recompensadas, o que é importante para a empresa?

Definir a premiação, como cada colaborador poderá ser recompensado é um passo importante. Para isso, vale um trabalho conjunto entre RH e comercial para atender necessidades importantes dos colaboradores.

Muitas empresas fazem campanhas de venda somente com comissão, mas o colaborador também precisa de estímulos além do salário dele. 

Usar a criatividade na hora de presentear é muito importante. Que presentes estimulariam os seres humanos da sua empresa?

As regras precisam ser claras e as brechas precisam ser compreendidas e previstas para não gerar desentendimentos.

Uma coisa que nós gostamos de reforçar é equilibrar a competitividade com o cooperativismo dentro da campanha.

Muitas vezes para o estímulo pessoal é importante a recompensa meritocrática. Mas é interessante pensar também na premiação da equipe como um todo. Para que os colaboradores sintam-se aliados para bater as metas em conjunto.

3 – Divulgue e incentive a participação na campanha

Com a campanha pronta, a premiação e regras compreendidas é hora de divulgar. Essa fase é crucial para engajar e estimular todos os colaboradores a participarem.

Durante o período de duração dela é importante sempre relembrar e reforçar a participação na campanha. 

Algumas empresas optam por surpreender os funcionários no final do ano, isso é algo legal que também funciona.

Mas no caso das campanhas de venda, é importante para o sucesso delas, deixar claro desde o início presentes que estão em jogo.

4 – Premiação e resultados

Passado período da campanha, que pode ser mensal, semestral ou mesmo anual, é a tão esperada hora dos resultados. 

Nesse momento é crucial avaliar junto aos gestores e envolvidos com as campanhas os resultados obtidos. 

A premiação deve ser um momento de celebração e se possível, bem festejada para cada pessoa envolvida e premiada. 

É importante sempre cumprir com o prometido e avaliar se os resultados estão dentro do esperado. Uma boa campanha de vendas vai cativar os colaboradores, bater as metas e oferecer presentes incríveis. 

Uma forma excelente de estreitar os laços de relacionamento no trabalho e garantir o lucro ao final do ano.

Algumas ideias de presentes legais:

  • Viagens de final de semana em hotéis, pousadas e resorts;
  • Almoço, jantar e café da manhã em restaurantes renomados;
  • Ingressos para cinema, teatro e outras atividades culturais;
  • Experiências de aventura como escalada, parapente, balão, mergulho, etc;
  • Kits em geral, para fondue, churrasco, bebidas, ferramentas, etc
  • Spa, massagem, meditação, dentre outras práticas para cuidar do corpo e mente;
  • Vale compras, mensalidades em serviços diversos;

 Premie com experiências Immaginare

Nós temos uma solução que vai resolver todos os problemas na hora de presentear os seus colaboradores.

A Immaginare é uma empresa que vem há 15 anos montando uma verdadeira boutique de experiências para as empresas premiarem os seus colaboradores.

Uma forma criativa, única e que se adapta a necessidade de cada colaborador. A Immaginare é pioneira e líder quando o assunto é reconhecimento e incentivo. 

Por que escolher a Immaginare na hora de presentear?

  1. Você não vai precisar se preocupar em negociar com os lugares, cotar preços e fazer essa logística. Nós já temos vários fornecedores para você usar na hora de premiar e cuidamos de tudo. 
  2. Você só define o budget da campanha e nós oferecemos os pontos para cada premiado. Os colaboradores resgatam esses pontos direto no site e podem trocá-los pelas experiências que eles quiserem. 
  3. Nós damos todo o suporte para o premiado resgatar a experiência, agendamos na data que ele quiser e coletamos depoimento ao final para saber se ele curtiu o presente.
  4. No site da Immaginare há diversas opções de experiência e empresas parceiras para resgatar os prêmios da melhor forma possível para o colaborador, em vários locais do Brasil.
  5. A Immaginare garante que todo o valor investido na campanha será aproveitado, fazendo bom uso do investimento e dando alegria para todo colaborador premiado

 

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