resgate sua experiência

Como motivar a equipe no planejamento de metas do ano?

O final do ano se aproxima e é hora dos balanços, relatórios e planejamentos do ano seguinte. 

Como a sua empresa lida com esse momento? É algo que fica somente entre os diretores e gestores ou todos os colaboradores se envolvem com o desempenho?! Todos sentem-se partes da marca?

Muitas empresas simplesmente não compartilham do momento com a equipe. E continuam só falando de metas, mais metas, sem deixar claro se o trabalho executado está dando resultado. Sem reconhecer o esforço de cada um na melhoria da empresa.

Uma forma de gestão ultrapassada, que encara os seres humanos apenas como funcionários com funções específicas. Geralmente vem das instituições mais hierarquizadas, onde os de cima mandam e os de baixo só obedecem.

Por outro lado, empresas mais inovadoras vem apostando no diálogo horizontal, no reconhecimento de toda a equipe e no engajamento de cada colaborador. 

Para isso, é importante que exista felicidade no trabalho. Que cada um reconheça seu propósito pessoal dentro da atividade que faz e que sinta que faz parte de algo coletivo. 

Caso contrário, a empresa estará estimulando apenas pessoas que trocam tempo por salário. O que desestimula a inovação, o desempenho, a retenção e a expressão de talentos. 

Imagina que você está dentro de um barco e sua função é apenas remar em um dos pontos da lateral. Te cobram para remar, mas não te explicam para onde o barco está indo, não te parabenizam quando o barco chegou em algum destino, pouco você pode aproveitar das paradas na praia… O que você faz lá, se não apenas receber dinheiro pelo trabalho?!

Percebem a desconexão com o trabalho? Os colaboradores precisam entender para onde o barco está indo, serem reconhecidos como a força motriz da empresa e claro, também serem beneficiados com os resultados. 

Depois dessa prosa, que tal falarmos de como envolver a equipe na hora de planejar o próximo ano de trabalho? 

 Reconhecer o colaborador pelo trabalho executado no ano

Depois de um longo ano repleto de realizações, metas cumpridas e muito trabalho, chega o momento de celebrar. 

Quase todas as empresas organizam de uma forma ou outra, as festas de final de ano. Um momento para reunir a equipe de forma descontraída, integrar os colaboradores e agradecer.

Ao final de um ciclo anual é sempre importante reconhecer tudo que foi realizado e honrar por mais uma etapa concluída. Importante para estimular o início de mais um ano de empresa. 

Claro, que quando conseguimos chegar no resultado esperado para o ano, tudo fica ainda mais perfeito e propício para comemorar.

Por ser reconhecido, o colaborador sente que pertence à empresa. O que contribui para que ele vista ainda mais a camisa do time. Não é simplesmente um trabalho em troca de salário, mas um relacionamento genuíno.

Para complementar esse momento, que tal trabalhar com presentes no final do ano? Veja ideias e como premiar.

Recompense os bons resultados do ano

Depois de celebrar o resultado, é hora de avançar para a próxima etapa. Uma fase nova começa. Psicologicamente é importante que esteja claro todas essas etapas para os colaboradores.. 

Plantamos, colhemos, celebramos e preparamos o novo plantio. Isso é muito antigo na história da humanidade. Desde o neolítico, quando o ser humano começou a se conectar com a agricultura e organizou-se nesse ciclo anual.

Essa herança cultural está totalmente presente em nosso ser, assim como os games tem fases e recompensas por cada etapa concluída. É por isso que muitas empresas vêm aplicando a gamificação no ambiente de trabalho também.

Os bons resultados precisam ser recompensados. É importante que esteja claro para o colaborador todas as conquistas dele.

Na hora de planejar uma nova meta, os colaboradores precisam saber o que vão receber ao baterem a meta. Ao atingirem um excelente resultado, poderão ser beneficiados também?

Foi-se o tempo em que as pessoas corriam atrás das metas só para não serem mandadas embora. O engajamento com o trabalho não pode ser baseado somente no medo e sobrevivência, mas principalmente na felicidade e realização profissional. 

Defina metas objetivas para o próximo ano

A meta precisa ser clara e mensurada. Não adianta usar uma porcentagem ou métrica que ninguém está conseguindo acompanhar ou sabe o que significa.

É preciso estar vendo o resultado dia após dia de trabalho. Tudo para que o colaborador sinta-se parte da empresa e perceba-se realizado com o seu ofício de todos os dias.

É a mesma analogia do barco. Para onde vamos rumar? Quanto precisamos percorrer no mês para chegar no destino? E por dia, quanto precisamos andar? 

Quais funções cada um executa bem? O que cada um pode oferecer para alcançar o resultado esperado? Ao chegar no destino final, o que encontraremos? Como cada um vai ser beneficiado?

São perguntas bem simples, mas que grande parte dos trabalhadores hoje não sabe responder dentro da instituição que estão envolvidos. 

Engaje a equipe para crescer junto com a empresa

Envolva a equipe na empresa, nas conquistas, nos desafios, em cada dia de trabalho. Caso contrário, você terá apenas recebedores de salário dentro da sua empresa. Pessoas alienadas, que querem o dinheiro, mas não estão nem aí com a reputação da marca. 

Invista em employee experience, trabalhe bem o endomarketing e inove bastante para ter cada colaborador motivado em um time unido. 

Todos vão querer crescer com a empresa, vão ser reconhecidos pelos esforços demandados e serão promovidos conforme a empresa se expande.

Invista em premiações pelo desempenho. Nem sempre mais dinheiro é a resolução para o colaborador. É preciso diversificar os estímulos e também investir em soluções humanizadas.

 Nós acreditamos muito nas campanhas de incentivo com premiação por experiências para envolver e engajar a equipe nas metas e planejamentos. 

Premie com experiências

A nossa recomendação é você investir em experiências corporativas que serão como prêmios pelas metas atingidas, projetos bem sucedidos, atitudes de valor, alto desempenho, ideias sugeridas e engajamento profissional!

Se você precisa de uma equipe motivada para bater cada meta do próximo ano, as premiações por experiência podem te ajudar. 

Você poderá reter e atrair talentos com um programa de premiação na empresa, irá incentivar uma cultura de inovação e de alto desempenho, além de promover o reconhecimento profissional, fundamental para a realização pessoal e a saúde mental na empresa.

Como funciona a premiação por experiências?

O colaborador recebe pontos, que podem ser trocados por momentos inesquecíveis. Seja cuidar da própria saúde em um spa, uma hospedagem em um lugar incrível, almoço e jantar em restaurantes renomados. 

E até experiências únicas como mergulho, salto de paraquedas, voo de balão, pilotar uma Ferrari, entre muitas outras. 

São coisas que ele sempre sonhou em fazer, mas muitas vezes nunca se permitiu. Mas que com certeza, irá trazer muita felicidade para ele.

A vantagem das experiências é que além do reconhecimento gerado pela própria empresa, permite que o colaborador cuide da saúde, ou do lazer e viva momentos memoráveis ao lado de pessoas que ele ama. 

Outras formas legais que muitas empresas utilizam é a premiação por tempo de casa, em datas comemorativas de final de ano, dia do profissional, entre várias possibilidades

Converse com a Immaginare Experiências

Uma forma criativa, única e que se adapta a necessidade de cada colaborador. A Immaginare é pioneira e líder quando o assunto é reconhecimento e incentivo. E mais de 15 anos de trabalho nos revelou o quanto isso faz a diferença nas empresas.

Estaremos felizes em atender a sua empresa! Entre em contato conosco pelo email ou whatsapp! 

Conheça o nosso trabalho!

Leave a Reply