resgate sua experiência

Bem-estar no trabalho: saiba como promover!

Promover o bem-estar no ambiente de trabalho é indispensável para manter um quadro de colaboradores saudáveis, satisfeitos e motivados.

bem-estar no trabalho

A produtividade de um setor ou mesmo de uma empresa pode ser impactada positivamente por uma cultura que valorize o bem-estar

Com a pandemia, o distanciamento social e as medidas restritivas trouxeram grandes impactos no bem-estar dos trabalhadores. Um deles é em relação à redução da prática da atividade física. 

Segundo uma pesquisa realizada em 14 países, publicada na revista especializada Frontiers in Medicine, mais da metade dos entrevistados deixaram de ter uma rotina de exercícios e 73% sentiram redução da sensação de bem-estar, com prejuízos psicológicos como desânimo e falta de energia, impactando na produtividade e rendimento no trabalho.  

Entretanto, as pessoas estão cada vez mais conscientes e preocupadas com as questões de bem-estar. Uma outra pesquisa, realizada pela consultoria McKinsey & Company, entrevistou 7,5 mil pessoas de seis países e revelou que 79% enxergam o bem-estar como importante, e 42% consideram o bem-estar uma grande prioridade.

Promover o bem-estar também tem a ver com saúde e está entre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. O Objetivo 3: Saúde e Bem-Estar visa, resumidamente, o acesso universal à saúde, que está diretamente ligada ao bem-estar. 

As dimensões do bem-estar

Como você percebeu, o conceito de bem-estar pode se confundir ou se misturar com o conceito de saúde. Antigamente, no século 17, o bem-estar era algo mais ligado à saúde física, e no século 18 passou a incluir questões materiais que poderiam impactar a saúde.  

De acordo com a Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS), publicada em 1946, a saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença ou de enfermidade”.

O conceito de bem-estar mudou ao longo dos anos e hoje está mais ligado a três pilares: saúde mental, social e física. São as chamadas dimensões do bem-estar humano. 

saúde física é um organismo em pleno funcionamento, livre de doenças, bem nutrido e ativo. Praticar exercícios, se alimentar bem e ter acesso a um sistema de saúde de qualidade impactam essa dimensão. 

saúde mental, que tanto tem se falado ultimamente, é o equilíbrio entre emoções e sentimentos diante dos desafios, conflitos, mudanças e demais eventos da vida. Cuidar da saúde mental é, mais do que nunca, uma prioridade para pessoas e empresas. 

Já a saúde social inclui as relações com família, amigos, colegas de trabalho e comunidade. As redes de apoio são fundamentais para manter a saúde social equilibrada

Pense nas dimensões do bem-estar como um tripé. Cada uma pode impactar a outra, e um tripé desalinhado não consegue chegar a um resultado de pleno bem-estar. Por isso, cuidar de cada aspecto da vida é tão importante para ter uma vida saudável e satisfatória. 

Por que promover o bem-estar no trabalho é importante?

De acordo com estudos realizados recentemente, apenas reconhecimento salarial já não é mais suficiente para tornar um funcionário realmente engajado e produtivo. Cada vez mais, as pessoas estão buscando qualidade de vida também no ambiente de trabalho.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), os transtornos mentais comportamentais estão entre os principais motivos de faltas no trabalho no mundo. Pessoas com o bem-estar prejudicado têm sua saúde impactada e, consequentemente, são funcionários que faltam ao trabalho, são menos produtivos e trocam de emprego com frequência. 

Além disso, a partir de janeiro de 2022, passou a valer a resolução da OMS que considera  burnout uma doença ocupacional.

Por este e outros motivos, este foi considerado o ano da saúde mental, principalmente no mundo empresarial. 

O trabalho pode afetar o bem-estar mental dos colaboradores, já que é um contexto onde se passa boa parte das horas do dia. Além disso, no trabalho se vivencia situações estressantes, frustrações, tensões e isso pode ter impactos psicológicos. 

As consequências negativas de uma cultura empresarial que não visa o bem-estar dos funcionários podem incluir problemas de saúde, ausências excessivas, conflitos e relações problemáticas entre colegas, redução da produtividade, pouco engajamento e altas taxas de turnover e demissões. 

Quando você promove a qualidade de vida dos colaboradores, eles passam a se sentir bem no ambiente de trabalho. As vantagens são inúmeras, desde uma taxa de motivação e engajamento maior até a redução no absenteísmo e afastamentos por licença médica.

Como promover o bem-estar no trabalho?

Como você já viu, promover o bem-estar no ambiente de trabalho é indispensável para a saúde dos funcionários e também do seu negócio. 

Antes de começar a pensar em programas e ações, é interessante fazer uma avaliação geral, onde podem ser conduzidas pesquisas de clima e levantamentos dos problemas encontrados. Uma pesquisa da consultoria de RH Robert Half apontou que 20% dos colaboradores se dizem desanimados por conta do clima organizacional!

Com a ajuda do RH, o plano de ação poderá ser traçado visando valorizar as 3 dimensões do bem-estar, focando sempre nas melhorias mais urgentes.  

Também é importante entender o porquê das pessoas estarem empregadas na sua empresa e o que é importante para elas: qualidade de vida, carreira, afinidade com a área, propósito pessoal e bem-estar são alguns motivos que podem aparecer. 

As melhorias podem ir desde adequação e modernização de equipamentos visando ergonomia e saúde física até a criação de ambientes para proporcionar conforto e socialização, passando por flexibilização de horários, celebrações de conquistas e programas de atividades físicas. 

Dentre as várias práticas que uma empresa pode oferecer aos seus colaboradores, benefícios corporativos e experiências também são importantes e relevantes quando o assunto é bem-estar.

Além disso, em tempos de trabalho híbrido e remoto, é também um jeito de manter o engajamento e a conexão das pessoas com a empresa, mesmo estando longe. 

As experiências corporativas podem ser recompensas pelas metas atingidas, projetos bem sucedidos, atitudes de valor, alto desempenho, ideias sugeridas e engajamento profissional. 

A vantagem das experiências é que além do reconhecimento gerado pela própria empresa, permite que o colaborador cuide da saúde do corpo, da mente e viva momentos memoráveis ao lado de pessoas que ele ama – ou seja, elas proporcionam o bem-estar na prática! 

Venha conhecer a Immaginare! Somos pioneiros em experiências para gerar a motivação e o engajamento dos colaboradores.

Estaremos felizes em atender a sua empresa!

Entre em contato conosco pelo email ou whatsapp! 
Conheça o nosso trabalho!

Leave a Reply