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Qualidade de vida no trabalho: o que é, importância e estratégias

Você já parou para pensar no impacto que a qualidade de vida no trabalho tem para as empresas? Por aqui, já falamos sobre bem-estar e saúde mental no trabalho, e esses são alguns elementos que só acontecem numa organização se houver qualidade de vida. 

Mas afinal, o que é qualidade de vida no trabalho? Esse conceito fala sobre a implementação de melhorias que garantam a saúde e o bem-estar pessoal e profissional dos colaboradores. É também sobre o nível de satisfação de um funcionário em relação ao seu trabalho e a empresa como um todo.  

Essa expressão, que pode ser abreviada para QVT, surgiu lá na década de 1960 e se tornou popular na década seguinte graças a Louis Davis, professor da Universidade da Califórnia, que definiu o bem-estar, a saúde e o desempenho dos colaboradores como “qualidade de vida no trabalho”.

Hoje se sabe muito bem que quando há QVT, há retorno positivo para a empresa. São vários os estudos que comprovam que funcionários mais felizes são mais produtivos. Um deles, feito na Universidade da Califórnia, revelou que um trabalhador é, em média, 31% mais produtivo quando está satisfeito

Priorizar a qualidade de vida é respeitar os profissionais e mostrar o quão importante eles são para a sua empresa, e investir em qualidade de vida para os colaboradores é investir na organização, já que, segundo levantamento da Sodexo, companhias que se preocupam com a questão são em média 86% mais produtivas.

Além disso, o investimento no capital humano tem retorno muito maior se for comparado aos gastos com faltas, demandas judiciais e necessidade constante de recrutamento de novos empregados.

Alguns dos principais impactos positivos da QVT são:

Para promover a qualidade de vida no trabalho, as empresas precisam estar atentas a vários fatores enquanto investem na implementação de ações importantes. Algumas exigem investimento financeiro, mas outras envolvem mudanças na cultura organizacional. 

Se a sua empresa ainda não pode fazer grandes investimentos, vale focar nesses itens, que podem começar hoje mesmo:

Com um bom planejamento e com o auxílio do RH, que sempre será o setor que entende quais são os principais pontos a serem trabalhados, é possível traçar um plano de investimentos, como:

Com um plano de benefícios e premiações, você investe na qualidade de vida dos funcionários dando a oportunidade de se divertir e se cuidar.

As experiências corporativas podem promover, por exemplo, diárias em um spa, uma hospedagem em um lugar relaxante, viagens e outras atividades revigorantes não relacionadas ao ambiente de trabalho.

Esse equilíbrio entre vida pessoal e carreira é muito importante: segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half, 26% dos profissionais sentiram esse balanço piorar em 2020.  

Esse tipo de experiência ajuda a desligar do trabalho, descansar, relaxar e, ao mesmo tempo, fazer o colaborador se sentir valorizado. Como resultado, funcionários motivados e com a qualidade de vida lá no alto. 

Na Immaginare oferecemos experiências corporativas completas para a sua empresa para as mais diversas ações,  para engajar e motivar seus colaboradores. Estaremos felizes em atender a sua empresa! Entre em contato conosco pelo e-mail ou WhatsApp! 

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