Você já parou para pensar no impacto que a qualidade de vida no trabalho tem para as empresas? Por aqui, já falamos sobre bem-estar e saúde mental no trabalho, e esses são alguns elementos que só acontecem numa organização se houver qualidade de vida.
Mas afinal, o que é qualidade de vida no trabalho? Esse conceito fala sobre a implementação de melhorias que garantam a saúde e o bem-estar pessoal e profissional dos colaboradores. É também sobre o nível de satisfação de um funcionário em relação ao seu trabalho e a empresa como um todo.
Essa expressão, que pode ser abreviada para QVT, surgiu lá na década de 1960 e se tornou popular na década seguinte graças a Louis Davis, professor da Universidade da Califórnia, que definiu o bem-estar, a saúde e o desempenho dos colaboradores como “qualidade de vida no trabalho”.
Alguns dos principais impactos positivos da QVT são:
- aumento na produtividade;
- melhoria no clima organizacional;
- atração e retenção de talentos;
- potencialização de resultados positivos;
- maior qualidade nas entregas;
- engajamento, criatividade e motivação;
- redução nas taxas de turnover e absenteísmo;
- eficiência na realização das tarefas;
- desenvolvimento da empresa.
Para promover a qualidade de vida no trabalho, as empresas precisam estar atentas a vários fatores enquanto investem na implementação de ações importantes. Algumas exigem investimento financeiro, mas outras envolvem mudanças na cultura organizacional.
Se a sua empresa ainda não pode fazer grandes investimentos, vale focar nesses itens, que podem começar hoje mesmo:
- Flexibilização da jornada de trabalho
- Ações internas de integração
- Ambiente aberto para feedback
- Incentivar equilíbrio entre vida pessoal e profissional
- Criar um clima organizacional saudável
Com um bom planejamento e com o auxílio do RH, que sempre será o setor que entende quais são os principais pontos a serem trabalhados, é possível traçar um plano de investimentos, como:
- Investimento em infraestrutura (ambiente físico, equipamentos, iluminação…)
- Investir nos funcionários (cursos, treinamentos, apoio financeiro em cursos)
- Investir em saúde mental dos funcionários (parcerias com psicólogos e terapeutas)
- Ter um bom plano de benefícios e premiações.
Com um plano de benefícios e premiações, você investe na qualidade de vida dos funcionários dando a oportunidade de se divertir e se cuidar.
As experiências corporativas podem promover, por exemplo, diárias em um spa, uma hospedagem em um lugar relaxante, viagens e outras atividades revigorantes não relacionadas ao ambiente de trabalho.
Esse equilíbrio entre vida pessoal e carreira é muito importante: segundo uma pesquisa realizada pela Robert Half, 26% dos profissionais sentiram esse balanço piorar em 2020.
Esse tipo de experiência ajuda a desligar do trabalho, descansar, relaxar e, ao mesmo tempo, fazer o colaborador se sentir valorizado. Como resultado, funcionários motivados e com a qualidade de vida lá no alto.
Na Immaginare oferecemos experiências corporativas completas para a sua empresa para as mais diversas ações, para engajar e motivar seus colaboradores. Estaremos felizes em atender a sua empresa! Entre em contato conosco pelo e-mail ou WhatsApp!