resgate sua experiência

Planejamento para 2023: você já começou?

blank

Pode parecer exagero falar em planejamento para 2023 quando ainda estamos na metade do ano, mas a verdade é que quanto antes você iniciar esse processo, melhor para a sua empresa!

O departamento de Recursos Humanos é quem tem a visão estratégica de toda a empresa, atuando junto com gestores e colaboradores. É quem está em contato com as necessidades de todas as áreas da organização, portanto, é quem se responsabiliza por alinhar ações e expectativas a cada ano.

O realinhamento anual do planejamento é indispensável, ainda mais em tempos de rápidas mudanças como os que estamos vivendo. Revisar o planejamento ajuda a manter não só o RH, mas a empresa toda no rumo certo para fazer as correções necessárias.

O planejamento de RH é uma das estratégias mais importantes para traçar objetivos, alinhar expectativas e colocar a organização na direção dos resultados. Hoje vamos falar um pouco sobre como você pode se antecipar e começar já a planejar o ano que vem ai!

blank
The concept of the new year 2023. Calendar with plans, goals and copy space.

A importância do planejamento antecipado

Com as incertezas e reviravoltas provocadas pela pandemia, ficou evidente a importância de um bom planejamento de Recursos Humanos. Hoje, este planejamento é fundamental para qualquer organização, independente do porte. Mesmo que seja impossível prever tudo, vide a pandemia, ter um plano de ações faz com que as decisões possam ser tomadas com mais tranquilidade.

Outro ponto fundamental de ter um planejamento definido e conciso é o plano de metas gerais: é com ele que se define onde a empresa se encontra e onde deseja chegar, analisando os passos macro e micro do caminho a ser percorrido, reavaliando a cada ano.

Planejar o ano também inclui se manter atento às mudanças do mercado, sempre de olho nas necessidades dos colaboradores. Dessa forma, o RH pode estar sempre um passo à frente, otimizando suas ações em gestão de pessoas. 

Sendo assim, antecipar o planejamento do ano seguinte é olhar para o futuro e alinhar metas e objetivos com maior tempo hábil, permitindo fazer ajustes com calma, analisando todos os cenários e tendências de RH. Além disso, é possível organizar o orçamento, evitando o desperdício de recursos.

planejamento antecipado

O que deve ser levado em conta?

Antes de mais nada, é imprescindível conhecer as metas da empresa para partir para o planejamento estratégico do RH. Essas metas podem incluir:

  • Produtividade;
  • Crescimento;
  • Novas contratações;
  • Perspectivas de mudanças.

Olhando diretamente para o capital humano da empresa, é preciso levar em consideração:

  • O formato de trabalho (home office, híbrido ou presencial);
  • Conflitos interpessoais;
  • Análise do ambiente interno;
  • Cultura organizacional. 

Ao elaborar um planejamento, é o momento de olhar para o ano que passou e identificar o que foi possível colocar em prática e o que não foi realizado. Além de conversar com as lideranças também é indispensável ouvir os colaboradores.  Por isso, não esqueça das equipes!

Os passos seguintes do planejamento incluem organizar o calendário, estabelecendo as ações de acordo com as necessidades e cultura da empresa e planejando os custos conforme as características do ano: feriados, férias coletivas, necessidade de horas extras e de campanhas de incentivo e benefícios.  

Os benefícios são partes valiosas dentro de um planejamento, ja que são ferramentas para ajudar a motivar as equipes e atingir os objetivos e metas traçadas para o ano. 

Hoje em dia, como já falamos aqui, os colaboradores não estão interessados apenas no salário. Empresas com melhores taxas de retenção de talentos são as que cuidam de perto do seu capital humano.

Portanto, vale destacar alguns benefícios que podem ser incluídos no planejamento:

  • Ações em datas especiais;
  • Employer branding;
  • Premiações e programas de recompensas;
  • Kits de onboarding;
  • Experiências fora do ambiente corporativo;
  • Cursos e palestras;
  • Incentivos ao cuidado com a saúde mental. 

Se você já está pensando em quais benefícios e experiências quer proporcionar para a sua equipe em 2023, a Immaginare pode ajudar a pensar em algo especialmente para a sua empresa!

Entre em contato conosco e vamos juntos planejar um 2023 com muito engajamento e motivação. Estaremos felizes em atender a sua empresa! Entre em contato conosco pelo email ou whatsapp! 

pelo email ou WhatsApp! 

Conheça o nosso trabalho!

Leave a Reply