Com a desaceleração pela qual o mercado de trabalho nos Estados Unidos vem passando nos últimos anos, encontrar um novo emprego não é mais tão simples.
Aumentos consecutivos nas taxas de juros pelo Banco Central dos EUA, crescimento salarial em declínio, inflação em alta e demissões em massa por grandes empresas são alguns dos fatores que têm levado os funcionários americanos a permanecerem em seus empregos, mesmo que contra a vontade.
Nesse contexto surge o “grumpy staying”, que pode ser interpretado como “permanecer, mas de mau humor”. Isso define o momento dos funcionários americanos descontentes com suas funções, mas que optam por permanecer empregados, mesmo que insatisfeitos.

Por mais que o comportamento em si não seja uma novidade, o que chama atenção dos especialistas é o crescimento dessa atitude nas empresas.
Com salários que não acompanham a inflação e um mercado de trabalho com poucas oportunidades, muitos trabalhadores não têm outra opção senão expressar sua insatisfação e esperar por um momento mais propício para deixar seus empregos.
Uma pesquisa da consultoria de recrutamento Robert Half revelou que 91% dos entrevistados já haviam permanecido em seus empregos mesmo sentindo-se insatisfeitos. O motivo principal citado por 42% deles foi a falta de outras oportunidades.

E para as empresas, como deve ser a abordagem para contornar ou mesmo evitar essa onda de mau humor corporativo?
A seguir, apresentamos algumas atitudes que devem fazer parte do planejamento das companhias que desejam manter seus funcionários bem humorados e motivados:
1. Escutar os colaboradores:
para compreender a causa da insatisfação dos colaboradores, é essencial ouvi-los. Realizar pesquisas internas, promover reuniões individuais e em grupo, criar canais de comunicação abertos e transparentes são passos importantes.
2. Oferecer flexibilidade:
esta é uma das principais demandas dos trabalhadores desde o início da pandemia. Proporcionar horários flexíveis, opções de home office, dias de férias flexíveis, licença parental e outros benefícios que ajudem os colaboradores a equilibrar sua vida pessoal e profissional é crucial.
3. Investir em formação e desenvolvimento:
proporcionar oportunidades de formação e desenvolvimento mostra que a empresa se preocupa com o crescimento profissional de seus funcionários.
4. Estabelecer planos de carreira:
os colaboradores precisam saber que podem crescer na empresa para desejar seguir trabalhando nela. Um plano de carreira bem definido, com metas claras, pode motivar os colaboradores e mantê-los engajados.
5. Oferecer reconhecimento:
reconhecer e recompensar são elementos essenciais para motivar o desempenho individual e do grupo. Ao destacar as vitórias e contribuições dos colaboradores, eles se sentem valorizados, o que impulsiona a moral e a satisfação no local de trabalho. Implementar estratégias de premiação, como viagens, experiências ou jantares em restaurantes, pode ser uma forma criativa e única de reconhecer o esforço dos colaboradores.

Promover o reconhecimento através de premiações é uma estratégia que engaja os colaboradores levando-os para fora do ambiente corporativo, como já falamos aqui.
As experiências podem ser viagens, day uses em pousadas, jantares em restaurantes e outras atividades. Assim, o reconhecimento passa a fazer parte da vida do colaborador, e ele pode incluir sua família para aproveitar o prêmio.
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