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Programa de Fidelidade – Ideias e como implementar com experiências

Procurando maneiras de implementar um programa de fidelidade na sua empresa? Quer melhorar o pós-venda, engajar mais os clientes, promover o upselling?!

Saiba que dentre várias estratégias para melhorar o ticket médio da sua organização, tudo gira em torno da fidelização. E para isso, nada melhor do que criar um programa de fidelidade. 

Já falamos aqui como engajar os colaboradores com as recompensas, mas o foco agora vai além dos bastidores da marca, mas por quem ela trabalha, os clientes. 

O que é um programa de fidelidade ?

O programa de fidelidade nada mais é do que uma ação comercial, focada no relacionamento da empresa com as pessoas que geram valor para ela. Por isso, pode ser direcionada para clientes, especificadores, distribuidores e até consumidores finais.

É realizada principalmente oferecendo pontos que entreguem vantagens, prêmios, cupons de sorteios e também, experiências. 

O grande objetivo é cuidar do relacionamento no longo prazo, principalmente no caso do cliente, para que ele veja vantagem em manter o contato recorrente com a marca.

Ter clientes fidelizados com laços duradouros pode ser muito mais barato do que investir na captação de novos. Por isso, um programa de fidelidade bem aplicado, pode ser a melhor ação comercial da sua empresa, seja ela de produtos ou serviços.

Como implementar um programa de fidelidades?

Para implementar um programa de fidelidade, antes de tudo é importante compreender ele como um investimento, que oferece um benefício direto para a empresa. Mas vamos ao nosso passo-a-passo para deixar tudo mais claro:

1 – Adeque a campanha com a empresa

Qual o valor de cada pessoa dentro da sua empresa? No caso do cliente, o quanto ele gera de receita para a sua empresa, e quanto você pode investir para esse ganho aumentar? 

Se você não faz ideia do que seja um programa de fidelidade e se ele compensa para a sua realidade, pegue exemplos do que já existe no mercado, cartões de créditos, companhias aéreas, cartões fidelidade….

Observe a proporção do valor de cada pessoa comparado aos benefícios ofertados pelo programa. Perceba que você, como cliente, também paga por eles, e para quais ações você vê vantagem em fazer parte?!

São programas que beneficiam os clientes recorrentes, oferecem uma contrapartida que incentiva eles a continuarem sendo fiéis à marca. E tudo é recompensado proporcionalmente a receita que eles geram.

Deve estar claro para a sua empresa o quanto do preço final pode incluir o investimento no programa de fidelidade. É o mesmo cálculo que se faz em campanhas de marketing, cupons de desconto, etc.

E antes de definir o que será incluído no programa de fidelidade, é preciso pensar para quem ele é. É importante avaliar a persona. Quem é o seu público-alvo, quais necessidades ele tem? 

Caso sejam fornecedores, especificadores, pense em que tipo de recompensas iriam contribuir com as vantagens competitivas da marca.

Do lado da empresa, também é preciso compreender as necessidades da ação. Por que queremos criar essa fidelização? Está claro os benefícios e a contrapartida dela?!

2 – Crie as regras, definia os prêmios

Sabendo onde quer chegar com a campanha, é preciso pensar minuciosamente nas regras envolvidas para que o objetivo seja atingido. Defina se ela será realizada com pontuação, se o resgate de pontos inclui produtos oferecidos pela própria companhia, ou usará outros prêmios.

Essas definições são importantes tanto para a empresa, quanto para a pessoa premiada. Por isso, crie um regulamento bem fundamentado, que deverá ser consultado sempre que necessário.

Uma dica importante é simplificar as coisas. Ninguém gosta de burocracia, ou ganhar coisas que não tem aplicabilidade. Otimize e garanta o retorno do seu investimento. 

3 – Divulgue a campanha

Com tudo pronto, é hora de divulgar. Anuncie a campanha nas redes sociais. Faça um boom no lançamento dela. Mostre o diferencial da sua empresa frente aos concorrentes. 

Agora é a hora de caprichar no marketing para encantar os clientes ou profissionais envolvidos. E toda vez que a sua empresa se relacionar com eles, reforce a campanha, ela vai contribuir para estreitar os laços. Muitas empresas erram na hora de relembrar os clientes sobre o programa de fidelidade.

4 – Analise os resultados, faça reformulações

Passado um mês, um semestre, e principalmente um ano da campanha, avalie como ela está performando. É crucial analisar os dados e os resultados obtidos. 

Com os todos os premiados é sempre importante cumprir com o prometido. Um bom programa de fidelidade vai encantar as pessoas e tornar a sua empresa uma lovemark. Torne a empresa inesquecível com presentes que trazem felicidade.

Algumas ideias de presentes legais para incluir no programa de fidelidade

Nós gostamos de oferecer experiências para as pessoas. Atividades inesquecíveis, momentos únicos. 

Coisas que podem ser muito mais aproveitadas do que descontos para serviços e produtos.

Você já pensou que o seu programa de fidelidade pode oferecer pontos para coisas que não tem valor nenhum? É nisso que apostamos! Por isso segue a nossa sugestão de experiências que podem ser resgatadas com os pontos:

  • Viagens de final de semana em hotéis, pousadas e resorts;
  • Almoço, jantar e café da manhã em restaurantes renomados;
  • Ingressos para cinema, teatro e outras atividades culturais;
  • Experiências de aventura como escalada, parapente, balão, mergulho, etc;
  • Kits em geral, para fondue, churrasco, bebidas, ferramentas, etc
  • Spa, massagem, meditação, dentre outras práticas para cuidar do corpo e mente;
  • Vale compras, mensalidades em serviços diversos;

 Premie com experiências Immaginare

Nós temos uma solução que vai resolver todos os problemas na hora de criar um programa de fidelidade com pontos.

A Immaginare é uma empresa que vem há 15 anos montando uma verdadeira boutique de experiências para as empresas que querem oferecer premiação.

Uma forma criativa, única e que se adapta a necessidade de cada pessoa.  A Immaginare é pioneira e líder quando o assunto é reconhecimento e incentivo. 

Por que escolher a Immaginare para criar um programa de fidelidades?

  1. Você não vai precisar se preocupar em criar regras de pontos, negociar com fornecedores e fazer um trabalho logístico. Nós já temos tudo isso organizado para você implementar na sua empresa.
  2. Você só define o budget e regras da pontuação e nós entregamos os pontos para cada premiado. Os seus clientes(colaboradores, fornecedores) podem resgatar esses pontos direto em nosso site, ou um hotsite personalizado para isso. E podem trocá-los pelas experiências que eles quiserem. 
  3. Nós damos todo o suporte para o premiado resgatar a experiência, agendamos na data que ele solicitar e coletamos depoimento ao final para saber se ele curtiu o presente.
  4. No site da Immaginare há diversas opções de experiência e empresas parceiras para resgatar os prêmios da melhor forma possível para os seus clientes, em vários locais do Brasil.
  5. A Immaginare garante que todo o valor investido na campanha será aproveitado, fazendo bom uso do investimento e dando alegria para todo cliente premiado

 

Converse conosco!

Estaremos felizes em atender a sua empresa! Entre em contato conosco pelo email ou whatsapp! 

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