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Endomarketing – O que significa, benefícios e como implementar na empresa

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Conhece o endomarketing? Descubra mais sobre o conceito e como aplicá-lo na sua empresa.

Uma marca não engaja e comunica somente com o seu público consumidor, mas principalmente com quem está por trás dela, trabalhando no dia a dia no seu escritório.

Toda empresa, toda marca e instituição é feita sobretudo por pessoas, que têm necessidades, sonhos, ambições, desafios e valores próprios.

Mais do que vender, lucrar e pensar somente no crescimento da organização é preciso perceber que ele está intimamente relacionado à realização pessoal de cada ser humano que fica nos bastidores.

É por isso que o endomarketing está cada vez mais presente e atuante dentro do âmbito empresarial. O RH da sua empresa já trabalha com o endomarketing?

endomarketing em conexões

O que significa endomarketing?

Endomarketing nada mais é do que o marketing interno, as estratégias de comunicação, promoção e engajamento voltadas ao próprio quadro de colaboradores de uma empresa. 

O endomarketing é o marketing institucional, que diferentemente de vender a empresa para o público externo, volta-se para criar laços maiores com as pessoas que nela trabalham. 

Em geral, essas ações podem ser coordenadas pelo departamento de RH com apoio da equipe de marketing. Para as empresas que já atuam com comunicação interna, o endomarketing pode aprimorar essas atividades.

Algumas atividades que caracterizam o endomarketing:

  • Ações de incentivo e reconhecimento para os colaboradores;
  • Pesquisa interna de satisfação, demandas e ferramentas de feedback;
  • Campanhas de estímulo para inovação e retenção de talentos;
  • Destacar valores e inspiração da cultura organizacional;
  • Treinamentos e capacitações profissionais;
equipe reunida - endomarketing benefícios

Quais os benefícios do endomarketing para a empresa?

O endomarketing é responsável por motivar, engajar e incentivar os colaboradores dentro da empresa. Dessa forma, eles têm uma maior sensação de pertencimento, e consequentemente, dedicam-se mais com mais prazer e produtividade ao trabalho.

Quando os princípios e valores divulgados comercialmente pela empresa também dentro existem dela, transparece mais verdade e confiança para toda a equipe.

Por isso, o endomarketing nunca deve ser representado por ações vazias puramente comerciais. Deve refletir os valores internos da marca e da gestão.

É fato que as pessoas estão cansadas de propaganda, vender algo que na prática e no exemplo não encontram ressonância.

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Por isso, um bom plano de endomarketing é sobretudo transparente e verdadeiro aos princípios da empresa.

Dentre os benefícios, podemos listar alguns. Claro que tudo vai depender das estratégias implementadas:

  • Colaboradores mais motivados e engajados
  • Retenção de talentos e atração de novos
  • Colaboradores mais produtivos
  • Cultura interna de inovação
  • Clima organizacional mais saudável
  • Felicidade e realização profissional
  • Bem-estar e valorização da saúde mental
  • Menor rotatividade profissional

Como implementar o endomarketing na empresa?

Para implementar uma ação de endomarketing na empresa é preciso primeiro analisar toda a realidade da empresa, os valores, as metas e os objetivos da gestão com a ação.

Na hora de criar as ações é válido combinar a criatividade do RH com o marketing. Lembrando sempre de permear as estratégias dentro da cultura organizacional. 

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Separamos 5 questionamentos para te ajudar a implementar o endomarketing na empresa:

1 – O que querem os colaboradores?

Um bom início sempre envolve saber que demanda será atendida. Se você já empreendeu, ou atuou no marketing de uma marca, sabe que o marketing é direcionado para atender uma necessidade direta do cliente( solucionar uma dor).

O que os colaboradores da empresa querem? Como tornar a vida deles melhor, mais feliz? Esse é um princípio norteador para a atuação estratégica.

Caso isso ainda esteja muito nebuloso, é possível começar com pesquisas internas, ouvidoria, seja em um sistema automatizado, ou realizar conversas individuais.

2 – Expectativa x Realidade 

Em paralelo ao entendimento das necessidades dos colaboradores é preciso compreender a cultura organizacional da empresa. É ela quem vai dar forma ao endomarketing.

Para isso, é preciso ouvir e instigar os gestores e líderes a compartilharem ideias e valores de atuação que condizem com a realidade da empresa.

É óbvio que todo mundo quer ganhar super bem, ter um milhão de benefícios, um escritório maravilhoso e etc… Mas é preciso entender qual a realidade da empresa. Quais ações combinam com os valores dela, e que fazem sentido dentro do orçamento.

Assim como toda ação de marketing convencional, o endomarketing também é realizado esperando um ROI(retorno sobre o investimento). Um valor um pouco mais complexo de ser mensurado do que uma venda direta, mas é preciso entender que os benefícios gerados por ele impactam diretamente no financeiro da empresa.

Ao final, é possível ver as ações refletindo no lucro. Por isso, é importante mensurar os resultados esperados e ver que tipos de ações a empresa pretende e pode adotar.

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3 – Definição das ações de endomarketing

Agora é a hora de definir quais estratégias serão aplicadas. Ciente dos objetivos e tendo mais clareza do que é possível implementar é hora da criatividade agir…

Endomarketing é baseado no relacionamento e por isso, deve estreitar os laços humanos entre a empresa e os colaboradores. As ações precisam ser claras, transparentes e autênticas. 

Ou seja, bem fundamentadas e explicadas, que reflitam os valores da empresa e sejam personalizadas de acordo com a realidade atual.

Quais campanhas serão realizadas? Como vão gerar incentivo, engajamento e satisfação com o trabalho?

4 – É hora de implementar!

Já sabendo onde quer chegar e de que forma será a atuação, é o momento de colocar a mão na massa. 

Para implementar o endomarketing é preciso encantar os colaboradores assim como se encanta o cliente. É válido se inspirar e ter como base o conceito de Employee Experience para criar uma campanha de sucesso.

Nessa hora entram as ações de comunicação interna efetivas. É importante sempre surpreender ao invés de prometer algo que não poderá ser cumprido. 

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Não se preocupe com os desafios do início. Nas primeiras vezes podem ocorrer falhas, mas elas ajudam a aperfeiçoar as próximas ações.

5 – Mensure os Resultados

Ao final da campanha, que pode ter sido pontual, pode ter sido anual, semestral ou esporádica é importante coletar dados relevantes.

Qual o feedback dos colaboradores a respeito das ações implementadas? Existem outros parâmetros para uma avaliação mais precisa?

Sem esses dados, fica difícil entender o quanto ela foi efetiva e gerou os benefícios propostos, inclusive financeiros. 

Os erros podem ser corrigidos para as próximas campanhas. E com certeza poderá encontrar resultados mais positivos.

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Endomarketing com experiências corporativas

Experiências corporativas são uma forma excelente de aplicar o endomarketing na empresa. Fácil, eficaz e gera um excelente engajamento.

Você pode premiar as metas atingidas, os projetos bem sucedidos, atitudes de valor, alto desempenho, ideias sugeridas e reconhecimento profissional com experiências que trazem felicidade.

O colaborador recebe pontos, que podem ser trocados por momentos inesquecíveis. Seja cuidar da própria saúde em um spa, uma hospedagem em um lugar incrível, almoço e jantar em restaurantes renomados. 

E há até experiências únicas como mergulho, salto de paraquedas, voo de balão, pilotar uma Ferrari, entre muitas outras. 

São coisas que todo ser humano pode ter sonhado em fazer, mas muitas vezes nunca se permitiu realizar. E que com certeza, irá trazer muita felicidade.

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A vantagem das experiências é que além do reconhecimento gerado pela própria empresa, permite que o colaborador cuide da saúde, ou do lazer e viva momentos memoráveis ao lado de pessoas que ele ama. 

Outras formas legais que muitas empresas utilizam é a premiação por tempo de casa, em datas comemorativas de final de ano, dia do profissional, entre várias possibilidades…

Se você está pensando em implementar boas ações de endomarketing, te convidamos para bater um papo conosco. Podemos te ajudar a realizar campanhas incríveis! Temos 15 anos de experiência!

Entre em contato pelo email ou whatsapp! 

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