resgate sua experiência

O que é Employee Experience e como implementar na empresa

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O conceito de Employee Experience está cada vez mais presente no planejamento de RH das empresas. 

Isso porque, ser feliz no trabalho, a saúde mental dos colaboradores e toda a experiência que a marca transmite está entre as prioridades atuais dos negócios.

Vimos crescer recentemente o conceito da experiência do cliente, ou customer experience, que visa promover ao cliente mais do que uma venda, ou serviço, mas uma experiência inesquecível com a marca.

Trabalhar toda a jornada da compra, desde a atração até a fidelização passou a ser um dos pontos centrais do marketing. Muitas empresas aperfeiçoaram na última década o branding.

Porém, mais do que se ligar apenas com os consumidores, hoje os olhos dos gestores se voltam para a força de trabalho. 

Uma estratégia de marca começa com um time engajado, motivado a vestir a camisa. Os valores transmitidos aos consumidores também fazem parte da cultura interna e das relações profissionais.

Hoje conseguimos conhecer os bastidores do que acontece dentro dos escritórios, não só por conta do digital, mas porque as pessoas querem se engajar com um trabalho que esteja alinhado com os seus valores pessoais.

Somado a isso, a área de recursos humanos tem se dinamizado para recrutar e reter os melhores talentos. Porque muito além do salário, as empresas precisam ter diferenciais na vida dos colaboradores. E é aí que chegamos em employee experience.

O que é Employee Experience? 

Employee experience, também chamado de EX, é a experiência do colaborador. Quando o foco estratégico do RH está na compreensão da relação de cada colaborador com a empresa. 

Então, employee experience está baseado nos valores compartilhados com cada pessoa, o diálogo e a construção de uma jornada dentro da organização que promova felicidade e realização profissional. 

Uma estratégia que pensa na experiência do colaborador, quando bem aplicada deve gerar bem-estar, saúde física e mental. Torna o trabalho produtivo, motivado e menos mecânico. 

employee experience

Os impactos da experiência do colaborador na empresa

Os benefícios de implementar a experiência do colaborador na empresa são inúmeros. O que impacta positivamente na produtividade e consequentemente melhores resultados financeiros para a instituição. 

Uma empresa que consegue bater as metas e crescer junto com os seus colaboradores é muito mais saudável. 

Outros impactos de implementar um programa de employee experience para a empresa estão na retenção de talentos e no aumento do engajamento.

Qualidade de vida, propósito, realização profissional, bem-estar, saúde mental e felicidade são alguns dos impactos que a experiência do colaborador também traz para o indivíduo.

Colaboradores felizes são muito mais produtivos… É aí que está o diferencial para a empresa também! 

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Como implementar a employee experience?

Uma estratégia completa de employee experience deve ser aplicada em alguns passos. E não adianta utilizar o conceito sem a ação prática.

O primeiro passo é sempre mapear os colaboradores envolvidos com a empresa e compreender as suas necessidades. 

Comece pela seguinte questão: “A sua empresa se dedica e dá a mesma atenção que oferece aos clientes também para os colaboradores?”

Se sim, ótimo! A sua empresa aplica os mesmos valores interna e externamente. As relações humanizadas devem existir entre todas as pessoas que se relacionam com a marca e não só os consumidores.

Enquanto o setor de marketing, vendas e atendimento ao cliente está dedicado em superar as expectativas dos clientes, toda a empresa, conduzida pelo RH deve fazer o mesmo internamente com a equipe. 

Alguns próximos questionamentos são: “Os colaboradores da empresa estão felizes em seu trabalho? Como está a saúde mental? O engajamento com a marca?”.

Employee Experience é fazer a diferença na vida do seu time, isso vai muito além de um ambiente de trabalho inovador, plano de saúde bom e salários altos.

Listamos algumas etapas que podem te ajudar a implementar essa experiência:

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Escute os colaboradores, aposte no feedback

Como já mencionamos, tudo começa compreendendo as necessidades das pessoas que trabalham pela empresa. Crie um programa para dar voz aos colaboradores. 

Acolha as opiniões, insatisfações, expectativas e sugestões de cada indivíduo de todos os departamentos, independente do cargo que ocupam. Inclusive os terceirizados, porque eles também estão se relacionando com a sua marca. 

Para isso, aposte em formas de criar um programa de feedback, um canal de comunicação onde todos possam sentir-se à vontade para falar sem medo de represálias.

 É importante que esse canal exista, esteja sempre disponível e possa ser aprimorado com o tempo. Inicialmente, a pesquisa deverá ser mais ampla e aprofundada, mas employee experience é um processo contínuo.

feedback employee experience

A Jornada do Colaborador e o Plano de Carreira

Todo colaborador realiza um grande ciclo dentro da empresa. E isso precisa estar muito claro para ambos. Desde a experiência do processo seletivo, promoções e até o desligamento dele com a empresa precisa ser cuidadosamente pensado. 

É essencial montar a jornada do colaborador e atrelá-la também ao plano de carreira. Isso vai trazer mais clareza e segurança para ambos. 

Ajuda na organização da empresa, assim como estabilidade para cada contratação. Toda empresa tem metas e os colaboradores precisam se sentir valorizados para atingir metas pessoais conjuntamente. 

Ter uma jornada clarificada vai contribuir para o engajamento, combater o turnover, atrair e reter talentos para a empresa e impactar em sua produtividade. 

jornada do colaborador

Implemente programas de employee experience. Utilize as experiências da Immaginare! 

Há algumas formas de Implementar programas de employee experience e o ideal é que utilize também premiação, para que colaborador realmente se sinta reconhecido. Ele pode ser reconhecido pela performance, por atitudes de valor, ideias sugeridas, tudo para criar uma cultura de inovação.

A Immaginare é pioneira e líder quando o assunto é reconhecimento e incentivo. E mais de 15 anos de trabalho nos revelou o quanto isso faz a diferença nas empresas.

Além de aumentar o engajamento e produtividade no trabalho, gera experiências inesquecíveis para o colaborador e uma relação memorável com a marca.

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Como funciona a premiação por experiências?

O colaborador recebe pontos, que podem ser trocados por momentos inesquecíveis. Seja cuidar da própria saúde em um spa, uma hospedagem em um lugar incrível, almoço e jantar em restaurantes renomados. 

E até experiências únicas como mergulho, salto de paraquedas, voo de balão, pilotar uma Ferrari, entre muitas outras. 

A vantagem das experiências é que além do reconhecimento gerado pela própria empresa, permite que o colaborador cuide da saúde, ou do lazer e viva momentos memoráveis ao lado de pessoas que ele ama. 

Outras formas legais que muitas empresas utilizam é a premiação por tempo de casa, em datas comemorativas de final de ano, dia do profissional, entre várias possibilidades…

Se você está pensando em criar uma boa estratégia de employee experience na sua empresa, as experiências Immaginare podem contribuir e muito! 

Entre em contato pelo email ou whatsapp! 

Conheça o nosso trabalho!

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