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Campanha de incentivo, exemplos e como implementar na sua empresa

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Já ouviu falar sobre campanha de incentivo? Sabe como implementar dentro da sua empresa? 

As campanhas de incentivo são uma das principais práticas que aceleram a produtividade, e que podem ser aplicadas em equipes pequenas e grandes. Independente do porte da empresa. 

Como está o desempenho dos seus colaboradores? Estão motivados? Vão para o trabalho com empolgação de bater as metas e crescer junto com a empresa?!

O caminho para uma empresa prosperar é garantir que todos compartilhem dos benefícios desse crescimento. E quando existe incentivo para alcançar resultados, fica muito mais fácil e motivador o cotidiano de trabalho.

campanha incentivo profissional

O que é uma campanha de incentivo?

A campanha de incentivo é utilizada dentro das empresas para que os colaboradores sintam-se motivados com o trabalho. Assim há um estímulo para bater as metas e uma melhor performance dentro do ambiente profissional.

Engana-se quem pensa que o marketing de incentivo funciona só no departamento comercial e de vendas. Funcionários de todas as áreas precisam de estímulos para executar mais eficientemente seus trabalhos e contribuir com a empresa.

Por isso, as campanhas de incentivo em geral são aplicadas nas mais diversas formas. Seja uma recompensa por metas atingidas, reconhecimento pelo desempenho profissional, tempo de casa, ideias e projetos bem sucedidos, dentre muitas outras modalidades. O que vale é a criatividade e inovação do RH.

Dessa forma, além de gerar mais felicidade e realização profissional ao colaborador, a empresa torna-se mais lucrativa e eficiente.

marketing de incentivo

Como implementar uma campanha de incentivo?

O primeiro passo é avaliar as necessidades da empresa e também do colaborador. A empresa quer aumentar a lucratividade, controlar turnover, expandir com novos negócios?! 

E o colaborador?! Quer se sentir realizado profissionalmente, manter-se equilibrado e feliz, ter momentos de lazer, viajar, passar momentos em família?!

Feito esse primeiro mapeamento, agora é importante mensurar de que forma as metas da empresa podem se atrelar às metas do colaborador. Os indicativos de um bom desempenho do time podem ser vários.

Por exemplo: Os vendedores estão vendendo muito mais, o atendimento ao cliente está aumentando a satisfação e resolução de problemas, o departamento de tecnologia está melhorando a eficiência e reduzindo custos… 

Há várias formas de mensurar o quanto cada colaborador está contribuindo não só de forma diretamente financeira, mas gerando valor para a instituição. 

ideias e incentivo

A partir disso, o quanto cada um deles pode ser diretamente beneficiado pelos resultados positivos da empresa? Para compreender a jornada do colaborador é importante que a empresa tenha introduzido o conceito de employee experience.

As campanhas de incentivo não são apenas uma forma de agradar o colaborador no final do ano, mas um investimento para que a empresa além de ser mais lucrativa, gere felicidade para o seu time. 

Para clarificar, vamos para alguns passos simples:

1 – Defina os objetivos da empresa e os objetivos do colaborador

Converse com os colaboradores, entenda porque eles gostam de trabalhar na empresa, o que é importante para a qualidade de vida deles. Quais os seus sonhos e objetivos.

Também partilhe sobre as metas da empresa, os próximos passos que a instituição quer dar. Deixe claro como ambos podem ser beneficiados atingindo essas metas.

2 – Criação da campanha de incentivo

É hora de inovar e criar uma campanha de incentivo que estimule o colaborador. 

Para isso, a campanha precisa fazer com que ele esteja engajado com os resultados da empresa, porque compreenderá que isso também o ajudará em suas metas pessoais.

campanha incentivo

3 – Apresente a campanha de incentivo

Você vai implementar uma premiação de acordo com os resultados? Vai gerar reconhecimento profissional? Como será a campanha?

É importante que ela esteja bem clara para todo o time interno e os gestores. E claro, você também pode surpreender os colaboradores com prêmios que eles não esperavam. O reconhecimento profissional é tão importante como estimular o trabalho por metas.

4 – Resultados e premiações

implementar campanha incentivo

Tendo a campanha definida é importante pensar nos prazos. Você pode fazer uma campanha pontual, pode implementar uma campanha anual, semestral, mensal…

De todo modo é sempre importante mensurar os resultados de cada campanha, avaliar os acertos e benefícios gerados. A premiação pode se dar de várias formas e é muito satisfatório colher o feedback dos colaboradores premiados.

Incentive e premie com experiências

Muito mais do que dinheiro, as pessoas buscam boas experiências para viver feliz. Afinal, é isso que faz a vida valer a pena.

Imagina investir em experiências corporativas que serão como prêmios pelas metas atingidas, projetos bem sucedidos, atitudes de valor, alto desempenho, ideias sugeridas e engajamento profissional?! 

experiência como incentivo

O colaborador recebe pontos, que podem ser trocados por momentos inesquecíveis. Seja cuidar da própria saúde em um spa, uma hospedagem em um lugar incrível, almoço e jantar em restaurantes renomados. 

E até experiências únicas como mergulho, salto de paraquedas, voo de balão, pilotar uma Ferrari, entre muitas outras. 

São coisas que ele sempre sonhou em fazer, mas muitas vezes nunca se permitiu. Mas que com certeza, irá trazer muita felicidade para ele.

A vantagem das experiências é que além do reconhecimento gerado pela própria empresa, permite que o colaborador cuide da saúde, ou do lazer e viva momentos memoráveis ao lado de pessoas que ele ama. 

Outras formas legais que muitas empresas utilizam é a premiação por tempo de casa, em datas comemorativas de final de ano, dia do profissional, entre várias possibilidades…

premiação experiência incentivo

Exemplos de campanhas de incentivo

Nós da Immaginare, conhecemos de perto e ajudamos a implementar várias campanhas de incentivo com algumas empresas brasileiras. Veja alguns cases interessantes:

Itaú – “Pessoas que fazem a diferença”

O banco Itaú Unibanco, além de premiar os colaboradores de vários departamentos aos finais de ano com experiências personalizadas, também tem a campanha “pessoas que fazem a diferença”. 

Os próprios colaboradores do Itaú elegem colegas que se destacam pelos resultados profissionais, pela performance e as relações dentro da empresa. Essas pessoas então são premiadas e podem resgatar experiências exclusivas. 

Kantar – Premiação por metas cumpridas

O grupo Kantar realiza premiação por reconhecimento em diversos departamentos de suas empresas.

E aos finais de ano, realiza várias premiações para os seus colaboradores pelas metas cumpridas.

IFF  – Combinando várias campanhas de incentivo

A empresa multinacional International Flavors & Fragrances realiza várias campanhas de incentivo para os seus colaboradores.

Premia em datas comemorativas, por tempo de casa e também com vários programas de reconhecimento profissional. 

experiências corporativas

Converse com a Immaginare Experiências

Uma forma criativa, única e que se adapta a necessidade de cada colaborador. A Immaginare é pioneira e líder quando o assunto é reconhecimento e incentivo. E mais de 15 anos de trabalho nos revelou o quanto isso faz a diferença nas empresas.

Estaremos felizes em atender a sua empresa! Entre em contato conosco pelo email ou whatsapp! 

Conheça o nosso trabalho!

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